Internacionalização das PME

Os projetos de Internacionalização das PME visam reforçar a capacitação empresarial das PME para a internacionalização, com ações que visem a internacionalização dos modelos de negócio através da adoção de estratégias de negocio mais avançadas que aumentem a capacidade de integração em cadeias de valor globais.

São suscetíveis de apoio as operações de internacionalização dos modelos de negócio das PME ações no domínio de:

  1. Conhecimento, prospeção e presença em mercados externos;
  2. Marketing internacional;
  3. Presença online e e-commerce;
  4. Criação e promoção internacional de marcas;
  5. Inovação organizacional relacionada com as práticas comerciais ou relações externas;
  6. Qualidade e certificação específica para os mercados externos.
  • Micro, pequenas e médias empresas (PME).
  • Custos salariais com a contratação de recursos humanos qualificados, incluindo o salário base e encargos sociais obrigatórios;
  • Custos incorridos com a participação em feiras e exposições no exterior, incluindo o aluguer do espaço, a construção e o funcionamento do stand;
  • Custos dos serviços de consultoria especializados, designadamente:
    • Campanhas de marketing nos mercados externos;
    • Despesas com a intervenção de CC, na validação da despesa dos pedidos de pagamento;
    • Custos associados à certificação de produtos, processos ou serviços;
    • Custos de conceção e registo de novas marcas:
    • Custos associados à domiciliação e subscrição de aplicações, adesão a plataformas eletrónicas ou inclusão em diretórios e motores de busca (canais digitais);
    • Outros custos de serviços de consultoria especializados;
    • Outras despesas relacionadas com a promoção da internacionalização, incluindo a prospeção e captação de novos clientes e ações de promoção realizadas em mercados externos.
  • Investimento mínimo de 200 000 euros;
  • Incentivo máximo de 315 000 euros (com exceção dos investimentos com localização na NUTS II do Algarve.)
  • Taxa máxima de 40%.