Programas Europeus

Programas Europeus - Carla Duarte consultores

O Quadro Financeiro Plurianual para 2021-2027 traz consigo um conjunto robusto de programas europeus de financiamento, desenhados para promover o crescimento, a inovação e a solidariedade em toda a União Europeia.

Este período marca o reforço significativo de iniciativas emblemáticas como o Erasmus+, o Corpo Europeu de Solidariedade, o Horizonte Europa e os programas direcionados à migração e gestão de fronteiras.

Estes programas europeus oferecem oportunidades únicas para entidades públicas, privadas e organizações sem fins lucrativos desenvolverem projetos de impacto, contribuindo para a construção de uma Europa mais resiliente, inclusiva e competitiva.

Além disso, o Quadro Financeiro contempla a criação de novas iniciativas que se alinham com os desafios e as prioridades da próxima década, desde a transição digital até à sustentabilidade ambiental.

Os Principais programas europeus são:

  • Horizonte Europa – iniciativa destinada a promover a investigação, a inovação e a competitividade, abordando desafios globais e impulsionando a transição digital e verde.
  • Erasmus+ – programa que apoia a educação, a formação, a juventude e o desporto, promovendo a mobilidade, a cooperação internacional e o desenvolvimento de competências ao longo da vida.
  • Europa Criativa- programa que apoia os setores cultural e criativo, promovendo a diversidade cultural, a competitividade e a inovação na Europa.
  • Europa Digital- promove a transformação digital, apoiando o desenvolvimento de competências digitais avançadas, infraestruturas de dados e tecnologias emergentes para reforçar a competitividade e a soberania tecnológica europeia.
  • Interreg- promove a cooperação territorial entre regiões e países, incentivando projetos conjuntos para enfrentar desafios comuns, fortalecer a integração europeia e fomentar o desenvolvimento sustentável e equilibrado.
  • InvestEU- promove investimentos estratégicos, mobilizando recursos públicos e privados para impulsionar o crescimento sustentável, a inovação, a criação de emprego e o fortalecimento da resiliência económica na Europa.
  • Urbact- promove o desenvolvimento urbano sustentável, incentivando a troca de experiências e boas práticas entre cidades, para enfrentar desafios urbanos e melhorar a qualidade de vida nas áreas urbanas
  • Entre outros.